CHUVA E SECA: BRASIL SAZONAL

IMG_7843.jpg

Chapada dos Veadeiros. fev/2016

Chapada dos Veadeiros. ago/2016

Quem disse que o Brasil não é um país sazonal?

Quem viaja à Europa, aos Estados Unidos ou a outros países de clima temperado, volta encantado com as quatro estações e chega a lamentar que no Brasil as paisagens não expressem diferenças marcantes ao longo do ano.

Mas isto não é verdade! Enquanto nossas florestas tropicais úmidas (Amazônia e Mata Atlântica) são verdes e exuberantes ao longo de todo o ano, nos outros cantos do País a coisa não é bem assim.

No Cerrado, são duas as estações: chuva (de outubro a março) e seca (de abril a setembro). Entre elas, há grandes variações de formas e cores. Durante as chuvas, as paisagens revelam milhares tons de verde - bem diferentes, aliás, daqueles encontrados nas grandes florestas. Já na seca, há uma profusão de tons de ocre, castanho e marrom, além do dourado - muito dourado! Durante a seca também há a floração de inúmeras espécies vegetais.

Acreditamos que celebrar as variações sazonais nos jardins é uma forma potente de respeitar, valorizar e enaltecer o Cerrado. Como diz o consagrado paisagista holandês Piet Oudolf, "marrom também é cor".

CHUVA

SECA

  • Facebook
  • Instagram

 

© 2020 por Jardins de Cerrado